sexta-feira, 17 de julho de 2015

Bom atendimento

Como está difícil conseguir um bom atendimento nos estabelecimentos hoje em dia né? Fico pensando que parece que os clientes estão incomodando os vendedores, tentando deixar seu dinheiro na loja em troca de uma mercadoria, atrapalhando as rodinhas de conversas deles.
Sempre entro nas lojas com o intuito de aprender alguma experiência naquele estabelecimento, mas geralmente o que aprendo é de como não tratar um cliente e não como tratá-lo, vejo vendedores encostados nos balcões com umas caras que dá até medo de entrar ali, e quando entramos, aí começa a penitencia , quase pedimos pelo amor de DEUS "me atenda com carinho" , atenção e cordialidade, não é porque entrei e resolvi experimentar alguma coisa que tenho o dever de levar, sei que os vendedores são comissionados e precisam bater suas metas e tal, mas as vezes o caimento não foi legal, as vezes simplesmente não ficou da forma que imaginava que ficasse, mas o que custa atender bem o cliente? Ele não  levará hoje, mas amanhã ele pode levar, talvez o dobro, até levar mais pessoas, e se conseguir um bom atendimento, àquele vendedor terá minha preferencia, mas vejo que muitos não pensam desta forma, isso quando nos atendem, porque já recebi diversas vezes a resposta "este não tem" sem ao menos ter olhado, ta bom vamos imaginar que hoje já tenha ido um cliente procurar o mesmo produto que eu e no mesmo tamanho e ele viu que realmente não tem, mas o que custa ao menos ir até o estoque e tentar trazer algo que seja parecido com o que o cliente pediu (por favor se o cara pedir um sapato social preto, não traga como alternativa um tênis rosa), sei lá traga outro modelo preto, talvez um marrom.
Trabalho como vendedor ha muito tempo, mas também sou um cliente comum fora da minha loja, então quero ser bem atendido onde for, mas cada vez vejo mais funcionários reclamando da vida, que a loja não vende, que o fulano da outra loja vende mais, que a loja que ele trabalha não presta, mas será que ele esta fazendo seu trabalho de forma correta? Será que esta cativando seus clientes da forma correta? Em nosso atual cenário econômico nós vendedores devemos carregar nossos clientes no "COLO" se ele quiser, se o meu quiser eu carrego.
Para mim um bom atendimento começa quando o cliente adentra a uma determinada loja, a forma que ele é recebido, passa para a forma que o vendedor conduz àquela venda, forma de conversar, sem deixar que comentários da loja interfiram a venda,( quando eu estou com um cliente, aquela será minha única conversa), afinal o cliente não sabe o que eu estava falando com meus colegas de trabalho, ele pode até achar que eu estou rindo dele, o cliente é muito sensível ao ambiente, então conversas paralelas na hora do atendimento prejudicam. Na venda existem 3 estágios, a Abordagem, na qual você saúda o cliente com um cordial BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE (básico né?), a Sondagem, onde em uma conversa com o cliente o vendedor consegue descobrir se aquele cliente precisa de mais alguma coisa ( e não sair empurrando coisas fora do contexto) e a Finalização , saber a hora de parar e agradecer o cliente por ter comprado com ele e naquela loja, é simples.
Tenho diversos amigos com quem aprendi muito, amigos que trabalhei e aprendi a finalizar uma venda, como cativar meu cliente, até mesmo com uma ligação no dia do seu aniversário, tratar meu cliente como único e chamá-lo por seu nome, não ficar com conversas paralelas na hora da venda, tudo isso me ajudou muito e hoje tento ser um vendedor atencioso com todos os meus clientes, mesmo que ele deixe claro que não vai levar logo de inicio, mas eu o trato como se ele fosse levar todos os sapatos da loja, mostro todos, incentivo que ele o prove e veja se gosta, as vezes ele não levara naquele momento, mas com certeza se recebeu um bom atendimento voltará e levará.
Agradeço aos meus colegas vendedores que me ensinaram, aos meus gerentes que me instruíram da melhor forma e aos meus clientes que compram comigo e elogiam meu atendimento e eu sigo na busca da melhor qualidade, assim com D2 em busca da bastida perfeita, meus amigos surfistas em busca da onda perfeita.

Um comentário: